segunda-feira, outubro 30, 2006

O elogio da eficácia

A cena passa-se na Biblioteca Nacional. O jovem incógnito dirige-se, calmamente, ao balcão de apoio ao leitor. Com bons modos e trejeitos educados pede, em voz baixa mas firme, a atenção do bibliotecário:

Jovem Incógnito: Olhe, por favor! Eu reparei na vossa base de dados que existia um livro novo mas ainda sem cota. Pode-me dizer quando vai ficar disponível?
Bibliotecário: Xiiiiiiii! Só daqui a uns dois meses...melhor, só lá para 2007, em Março ou Abril.

Fim de Cena: O Jovem, apanhado incauto, faz um esforço enorme para não deixar transparecer a enorme desilusão que o percorre. Esperar 6 meses para ler um livro já comprado tem o seu quê de ridículo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é meu bom amigo A. Eu tive na altura da tese de licenciatura de dizer que livros queria, falar muito mal da biblioteca da fcsh (o que não é dificil), ao que a senhora me respondeu: "Porque não foi ao ISCTE". Tive para lhe responder: "Porque gosto de perder tempo consigo e pagar os 7 euros anuais da joia"

A Biblioteca Nacional é o exemplo claro de que o conhecimento não é para qualquer um, só para Doutores!! Ah! Os Mestrandos também estão um pouquinho por cima dos alunos de licenciatura.. Aí já não perguntam..
Questões de Doutores!!