quarta-feira, março 01, 2006


Fim de semana de Carnaval passado no Porto. Pouca folia mas grande acompanhamento de uma cidade que sabe receber. Da ribeira à casa da música, o porto consegue apertar-nos num agradável abraço, como alguém que não vemos à muito tempo. Passeios pela foz, os "maus hábitos" da noite, fez parecer Lisboa, apesar de muito maior, imensamente pequena. E ainda mais... Serralves dá-nos uma visão panorâmica sobre o mundo. "Anschool" (Não escola) de Hirschhorn apenas acentua o significado próprio da intencionalidade.


A tentativa, o objectivo, de "Anschool" e "Anschool II" é evitar o academismo, evitar a formação, evitar a cronologia e evitar a hierarquia. Quero com "Anschool" e "Anschool II" proclamar a liberdade absoluta da arte de existir apenas como arte, a autonomia absoluta da arte e a vontade absoluta da arte de existir apenas como arte. O que significa que a arte está preparada e tem capacidade para lutar a qualquer momento e em qualquer contexto pelas suas condições: Liberdade, Autonomia e visão de conjunto. "Anschool" e "Anschool II" querem evitar a glorificação, o distanciamento e a visão de conjunto.



"Anschool" e "Anschool II" são a afirmação da "luta interior" da obra de arte consigo mesma e também da vontade que tenho de dar uma forma minha. É algo divisado por necessidades e com urgência e divisado aqui e agora. (Imanência.) "Anschool" e "Anscholl II" são feitas pelo artista que ainda está vivo, que ainda trabalha, ainda luta, ainda exagera, ainda é mau, ainda não está morto! "Anschool" e "Anschool II" são a vontade de uma exposição com precisão e ao mesmo tempo a vontade de uma exposição com excesso.

Thomas Hirschhorn 14.2.2005

2 comentários:

André disse...

Obrigado. Isto esteve para ser uma renovação muito maior mas alguns problemas com a template obrigaram ao redimensionamento. De qualquer maneira novidades estão para breve...

DJ Nunes disse...

Freaks do caraças!